Quais as vantagens de usar uma lousa?

#lousas #vidro #magnética


Lousa de vidro

Uma das formas mais tradicionais de compartilhar conteúdos, a lousa é uma ferramenta essencial para criar um ambiente interativo e divertido para o aprendizado. Fora do universo educativo a lousa pode ser utilizada de diversas formas, seja para realizar anotações, registrar comunicados e informativos, externar pensamentos, fazer propaganda, organizar ambientes. Atualmente pode ser encontrada em diversos modelos, como a lousa negra, quadro branco, lousa de vidro, etc.

Resumidamente, trata-se de uma ferramenta possível de ser aplicada em diversos níveis da sociedade devido aos seus inúmeros benefícios. Como destaque podemos citar, além de seu valor histórico, o fato de a lousa ser uma ferramenta indispensável para a educação da humanidade, ampla oferta de modelos e toda a sua versatilidade. Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre quais as vantagens de usar uma lousa e qual a principal alternativa de quadro de escrita disponível no mercado.

Conheça mais sobre a lousa

A lousa foi inventada no ano de 1801. A história dita que um professor teve a ideia de utilizar uma grande peça de ardósia suspensa na parede para lecionar suas aulas. Basicamente, a lousa foi inventada como alternativa aos métodos de ensino praticados à época. Dessa forma, para iniciar nosso debate sobre quais as vantagens de usar uma lousa, é possível afirmar que se trata de uma ferramenta projetada para ser um meio eficiente de transmissão de informação e interação com os alunos.

De lá pra cá a lousa sobre adaptações e, além de ser uma das ferramentas mais importantes de trabalho dos professores, a lousa também passou a ser utilizada em outros segmentos devido ao seu simbolismo, versatilidade e funcionalidade, afinal de contas, um quadro de escrita permite visualizar informações de forma clara e objetiva, além de permitir interações entre a ferramenta e os receptores da mensagem.

Ainda falando sobre quais as vantagens de usar uma lousa, é válido destacar que o mercado oferece lousas de diferentes modelos para os consumidores. Esse cenário contribui para popularização da ferramenta, pois os usuários podem escolher qual melhor se adequa ao seu ambiente de estudo, trabalho ou lar. Vale destacar que existem modelos de lousas de alta durabilidade e que não mancham nunca, o que diminui as necessidades de reposições e traz economia financeira.

Vantagens da lousa

Dando continuidade ao nosso artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre quais as vantagens de usar uma lousa. Acompanhe abaixo:

- É ideal para compartilhamento de informações

As lousas são ideais para compartilhar as informações de forma clara, cenário que permite, por exemplo, que os alunos explorem um assunto com mais profundidade ou amplifica o alcance e o poder de uma mensagem.

- A lousa é uma ferramenta muito versátil

As lousas podem ser usadas em diversos segmentos da sociedade. Nas salas de aula a lousa é indispensável para o aprendizado; mas além disso, os quadros de escritas podem oferecer seus benefícios para conferências, salas de reunião e até mesmo em casa - para deixar recados ou estimular o aprendizado dos pequenos.

- Variedade de modelos

O amplo leque de modelos oferecidos pelo mercado precisa participar de nossa lista de quais as vantagens de usar uma lousa. Dentre os principais destaques citamos a lousa negra, quadro branco e a lousa de vidro. É possível encontrar opções interativas, magnetizadas ou com artes gráficas que auxiliam na disseminação da escrita, criação de gráficos, tabelas, controle de estoque, etc.

- Durabilidade

Atualmente é possível encontrar modelos de lousas altamente duráveis, como a lousa de vidro, que além de resistente evita o aparecimento de manchas em sua superfície de escrita. Esse cenário contribui para a durabilidade do produto e evita gastos desnecessários com reposições.

- Amigas da natureza

Ainda comentando sobre quais as vantagens de usar uma lousa, a utilização de quadros de escrita diminui a quantidade de lixo produzido - como papel, caneta, toner, etc. Além disso, algumas alternativas (como a lousa de vidro) diminuem ou anulam a necessidade de reposições, evitando que mais lixo vá parar no meio ambiente.

Quais são as vantagens da lousa de vidro?

O quadro de vidro para escrever é uma das principais alternativas de lousa disponíveis no mercado. Tradicionalmente, as lousas de vidro foram idealizadas para anular as desvantagens encontradas nas lousas tradicionais. Entretanto, devido ao seu apelo estético, a lousa de vidro também se tornou alternativa para a composição de decorações elegantes, versáteis e que prezam pela segurança dos usuários.

Quando fabricadas com materiais de qualidade a lousa de vidro oferece vantagens únicas e difíceis de serem alcançadas nas lousas normais. Como destaque citamos que esse produto dispensa o uso de giz escolar e impede que a tinta da caneta entre em contato com a superfície do painel, evitando dessa forma o aparecimento de manchas.

E para finalizar nosso artigo sobre quais as vantagens de usar uma lousa, vale destacar que há muito tempo o vidro deixou de ser considerado um material frágil, o que indica que a lousa de vidro tende a durar muitos anos depois de instalada. Também é preciso lembrar que, se fabricada com vidros adequados (como vidros temperados) a lousa oferece muita proteção e segurança aos usuários. Interessante, não?

TAG:

Compartilhe:
ARTIGOS RELACIOANDOS