Vidro temperado

#lousas #vidro #magnética


Você sabe o que é vidro temperado? Classificado como vidro de segurança, os vidros temperados são populares por serem em média cinco vezes mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões. Sua resistência elevada está presente graças ao estado de tensão constante das moléculas da massa vítrea - estado físico resultado da técnica de têmpera. Achou interessante? Acompanhe esse artigo e entenda mais.

O que é vidro temperado?

Os vidros temperados são vidros altamente resistentes, indicados para compor aplicações que desejam amplificar suas qualidades de proteção e segurança. Isso acontece porque os vidros temperados são, em média, 05x mais resistentes que um vidro comum com as mesmas medidas e, nos raros casos de quebra, esse tipo de vidro se estilhaça de maneira segura aos usuários.

Essas características físicas acontecem devido ao método de fabricação do vidro temperado. No caso, a placa de vidro comum é submetida à técnica de têmpera, ou seja, a chapa é encaminhada à fornos com temperaturas altíssimas - situação que fará com que as moléculas se expandam - e na sequência passa por um resfriamento brusco. E porque motivo a têmpera traz resistência ao vidro?

Porque o vidro temperado é tão resistente?

A explicação é de fácil compreensão: Ao fazer o resfriamento brusco da placa de vidro, a técnica cria uma barreira física superficial para a expansão das moléculas. Em outras palavras, o resfriamento cria um choque térmico e enrijece somente a superfície da chapa de vidro, porém, o seu interior continua muito quente - e com as moléculas em expansão constante.

Dessa forma, a superfície resfriada cria uma barreira física para a expansão das moléculas, estabelecendo um estado de tensão molecular constante que se mantém mesmo após o resfriamento total da chapa de vidro. Essa tensão constante é o fator que agrega a resistência do vidro temperado à impactos mecânicos, choques térmicos, flambagem, torção e flexão. Interessante, não?

Vidro temperado quebrado

Destacamos que esse estado de tensão constante também é responsável pelo estilhaçamento completo e seguro da placa de vidro - que vale lembrar, se quebra em pequenos pedaços de baixo poder de corte aos usuários. Por esses motivos, por exemplo, os temperados são classificados como vidro de segurança pelas normas regulamentadoras.

Os vidros temperados se quebram quando sofrem impactos capazes de interagir com esses pontos de tensões; e quando isso acontece a tensão é liberada toda de uma vez, fragmentando a placa de vidro por completo e em pequenos pedaços não pontiagudos. Devido à essa característica, apesar de ser um vidro de segurança, o modelo não pode ser utilizado em coberturas, telhados, alguns tipos de janelas e fachadas, guarda-corpos, pisos - a não ser que contenha laminação (vidro temperado laminado).

Lousa de vidro temperado

Lembramos que os vidros temperados foram os escolhidos para compor as lousas de vidro IZ Board. Nossas lousas de vidro são produzidas com vidros temperados de 06mm, fixadores especiais e já chegam até sua residência com película de segurança instalada - que fica responsável por impedir que os fragmentos se desprendam da lousa nos raros casos de quebra. Acesse nosso site e conheça mais!

TAG: vidro temperado

Compartilhe:
ARTIGOS RELACIOANDOS