As cores e seus sentimentos

#lousas #vidro #magnética


Você sabia que cada cor por alterar seus sentimentos?

O vermelho, laranja e o amarelo, denominadas cores quentes, nos dão a sensação de luz e calor, por sua semelhança com a cor do sol e do fogo.

Já o azul, o roxo, o verde e seus derivados, são chamadas de cores frias. Elas nos dão a sensação de frescor porque lembra a água, o ar, a floresta...

Além de quentes e frias, as cores também podem ser neutras, como o branco, o preto e o cinza.

As cores quentes também transmitem sensações de movimento, excitação e atividade. A cor laranja, dependendo do tom, ajuda no otimismo, na generosidade, no entusiasmo e ainda ajuda a despertar o apetite. Por esse motivo é recomendada para locais onde fazemos nossa alimentação.

Por outro lado, tons de amarelo são excelente opção para locais de bastante atividade física e mental e convívio entre pessoas, como academias, por exemplo.

Cores frias, como o azul e verde, tem efeitos calmantes e suaves. Em tons claros dá uma sensação de paz. Em lugares mais quentes é uma boa opção utilizar as cores frias, como o azul claro, por exemplo.

COMO AS CORES INFLUENCIAM NAS SENSAÇÕES E COMPORTAMENTOS

É comprovado cientificamente que as cores influenciam nos nossos sentimentos. Elas têm o poder de alterar o estado psicológico e o humor das pessoas. Estudos apontam que 85% dos consumidores consideram que a cor é o fato mais importante na hora de escolher um produto.

Cada cor causa uma sensação diferente em nosso cérebro. Abaixo veremos como as principais cores interagem com nosso cérebro.

Vermelho

O vermelho causa estímulos e excitação em nosso cérebro. O resultado é aumento da frequência cardíaca e respiração, aumento de apetite e aumento de confiança. Quando utilizado em excesso, o vermelho pode causar irritação.

O vermelho é a cor mais rapidamente percebida pelo cérebro. Não por acaso, está dentre as cores mais usadas em marcas e campanhas publicitárias. Não podemos esquecer que o vermelho também é a cor da paixão, justamente pela alta carga de estímulos que ele provoca em nosso cérebro.

Amarelo

O amarelo é sinônimo de energia, estímulo e criatividade. A cor amarela aumenta a concentração e proporciona sensação de otimismo e positividade, mas se usado em demasia, pode causar angústia, fadiga e irritação nos olhos.

O amarelo é constantemente utilizado em campanhas publicitárias, por chamar a atenção do cliente; em conjunto com o vermelho (que desperta o apetite), é utilizado principalmente por restaurantes e fast food.

Na decoração de casa, o amarelo é recomendado com moderação em quartos, home offices e salas, por exemplo, por estimular a criatividade e a concentração. Pode ser combinado com um quadro de vidro para escrever, por exemplo, justamente por estimular a criatividade.

Azul

Você prefere azul claro ou azul escuro? Assim como as cores, as tonalidades também influenciam nas nossas sensações.

O azul claro transmite frescor, paz, limpeza. Também tem o poder de estimular a produtividade e incentivar o sucesso.

Já o azul escuro é uma cor mais confiante, mais poderosa, usada muito no mundo corporativista. O azul escuro pode trazer calmaria e confiança nas pessoas.

Utilizar o azul na decoração do lar pode ser uma ótima opção, pois o azul sugere calmaria ao nosso cérebro. O azul também é uma ótima cor para destacar objetos decorativos, como almofadas e quadros de vidro, entretanto, se utilizado em excesso, o azul pode causar depressão.

Verde

O verde nos remete à natureza, a cor verde é sinônima de harmonia, saúde e equilíbrio. Não por acaso, o verde é frequentemente associado às questões ambientais e de sustentabilidade.

A cor verde acalma nosso cérebro e alivia o stress. Representa crescimento, vitalidade, abundância, fertilidade e natureza.

Na decoração do lar, o verde, na tonalidade certa, pode ser utilizado com mais intensidade no ambiente, justamente pela calmaria que ele representa.

Branco

O branco provoca a sensação de serenidade em nosso cérebro. Inspira confiança e pureza e é associada à inteligência e conhecimento.

Diferentemente do vermelho, o branco traz calmaria e pode inibir o apetite. O branco é a cor preferida na decoração de ambientes, por ser neutra e combinar com tudo. Entretanto, é aconselhável evitar o uso de somente a cor branca pra decorar o ambiente. O indicado é sempre combinar o branco com alguma outra cor, para evitar a sensação de apatia.

Preto

O preto reflete poder, firmeza e autoridade nas ações.

Ao utilizar o preto, facilmente cria-se uma atmosfera elegante e formal, com um leve toque de mistério. Por ser uma cor neutra, ela pode ser usada largamente na decoração do ambiente, com exceção de paredes. A cor preta nas paredes deixará o ambiente carregado, escuro e desagradável.

Interessante, não?

Se você procura por artigos decorativos coloridos para compor sua decoração, a Lukk conta com uma variedade imensa de quadros de vidros coloridos da moderníssima linha Uau Glass! Por aqui você encontra uma infinidade de cores e imagens distintas, perfeitas para combinar com a sua decoração e proporcionar sensações únicas para todos!

Independente da cor (e sensação) que você deseja para seu lar, na Lukk você encontrará! Conheça nossos produtos, constate e se surpreenda. Aqui, na Lukk, seus sentimentos são levados a sério. Venha para a Lukk.

TAG: arquitetura as cores e seus sentimentos decoração lousa de vidro lousa de vidro branca lousa de vidro colada lousa de vidro magnética quadro de vidro quadro de vidro magnético significado das cores

Compartilhe:
ARTIGOS RELACIOANDOS