O que é Brainstorm? Como fazer da melhor forma?

#lousas #vidro #magnética


brainstormbrainstorm
Brainstorming é uma técnica criativa e colaborativa usada para gerar ideias e soluções, geralmente aplicada em um ambiente de grupo. O objetivo central é reunir um grupo de pessoas para discutir e contribuir com ideias sobre um tópico específico, sem críticas ou julgamentos no início do processo. A intenção é encorajar a livre associação de pensamentos, maximizando a geração de ideias inovadoras.

Tentando explicar de maneira resumida, o brainstorm pode ser adaptado para várias situações, como soluções de problemas ou para desenvolvimento de projetos e inovações empresariais. Trata-se de uma ferramenta valiosa para fomentar a criatividade e a colaboração em grupo. Tendo em vista esse cenário, é de extrema importância que toda essa chuva de ideias seja exposta da melhor forma possível.

Ainda comentando sobre o que é brainstorm e como fazer da melhor forma, se o objetivo é criar um ambiente onde as ideias fluam livremente para a discussão de várias pessoas, as lousas e painéis de escrita são valiosos para tornar os conteúdos mais visíveis, promover a colaboração e facilitar o processo de seleção de ideias e refinamento posterior.

Nesse contexto, destacamos o uso da lousa de vidro. O modelo ganha destaque porque o vidro, naturalmente, chama a atenção visual de todos devido à sua estética singular; além disso, a lousa de vidro convida as pessoas a escreverem, promove o contraste do conteúdo e aceita canetas (marcadores) de várias espessuras e cores, o que facilita a criação de destaques e amplifica a memorização e o alcance da mensagem contida no quadro.

Outro ponto positivo para o uso das lousas de vidro em brainstorm consiste no fato de que o modelo pode ter a superfície magnetizada. A lousa de vidro magnética é perfeita para a exposição de ideias, pois aceita escrita e imãs, ou seja, é possível combinar recursos escritos com materiais impressos para maximizar a absorção das ideias da apresentação de um projeto. Legal, né? Continue a leitura e saiba mais sobre o que é brainstorm e como fazer da melhor forma.

O que é brainstorm?

O brainstorm é uma técnica usada para gerar muitas ideias diferentes sobre um assunto específico. O objetivo do brainstorm é criar um ambiente aberto e criativo, onde as pessoas possam contribuir com qualquer pensamento que tenham, por mais estranho que pareça. Essas ideias são anotadas (de preferencia em uma lousa) para que todos possam ver e desenvolver novas ideias juntos.

A quantidade de pensamentos criativos é incentivada antes de escolher as melhores opções. Ao final, essas ideias são refinadas para chegar nas melhores soluções ou abordagens. Ainda falando sobre o que é brainstorm e como fazer da melhor forma, realizar um brainstorm de maneira eficaz envolve seguir algumas diretrizes para maximizar a criatividade e a colaboração.

Como fazer brainstorm da melhor forma?

Aqui estão algumas dicas de como realizar um brainstorm produtivo, sempre considerando as lousas de vidro para expor as ideias:

01 – Definir o objetivo: Antes de iniciar o brainstorming, é crucial ter um objetivo claro. O que você espera alcançar com essa sessão de ideias?

02 – Atenção ao ambiente: O ideal é que as reuniões ocorram em um ambiente confortável e sem outras distrações, dessa forma os participantes se sentem mais à vontade para contribuir.

03 – Estabeleça regras: Regras como evitar críticas durante a fase de geração de ideias e incentivar a participação de todos com foco na chuva de ideias (quantidade ao invés de qualidade, inicialmente) são primordiais.

04 – Use lousas e painéis de alto contraste Painéis de escritas são ferramentas excelentes para registrar ideias de forma visível para todos. Dê preferência por materiais que promovam o contraste da escrita, como os quadros brancos de vidro (lousa de vidro). Elas permitem que os participantes vejam e construam ideias mais facilmente.

05 – Estímulos visuais Recorrer a gráficos, diagramas e até mesmo a variação de cores para visualizar conceitos é outra dica sobre o que é brainstorm e como fazer da melhor forma. O estímulo visual aumenta a criatividade e facilita a compreensão de ideias.

06 – Tempo limitado Definir limites de tempo para cada fase do processo é uma ótima dica também. Isso auxilia a manter a energia alta e evita que as pessoas fiquem presos em uma única ideia.

De um modo geral, é preciso encorar e incentivar a geração de ideias diversas antes de começar a filtrá-las e refiná-las, pois esse cenário amplia o leque de opções disponíveis. Também é interessante facilitar as discussões breves após a apresentação de cada ideia, pois isso pode trazer insights adicionais e facilitar a compreensão das propostas.

E já finalizando nosso artigo sobre o que é brainstorm? Como fazer da melhor forma? É de extrema importância captar todas as ideias e expô-las para que fluam discussões livres. Reforçamos que a lousa de vidro é o principal recurso brainstorm, pois possui características que facilitam a escrita, o apagamento (sem manchas) e a memorização e alcance das mensagens, promovendo a colaboração e o processo de escolha das melhores ideias.

 
TAG:

Compartilhe:
ARTIGOS RELACIOANDOS